Investimento em Startups Subvenção Inovação Aberta Smart Utilities Água Smart Cities

Dyona e Iguá inovam em programa do Ministério de Ciência e Tecnologia

Imagem Post

 

A Dyona, startup brasileira especializada em sistemas ciberfísicos, uniu forças com a Iguá Saneamento, uma empresa dedicada à universalização dos serviços de água e esgoto, para participar da segunda edição do Programa Conecta Startup Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação juntamente com a SOFTEX e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI em parceria com o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Essa colaboração marca um avanço significativo na busca por soluções inovadoras para os desafios de digitalização e controle de perdas enfrentados pelos sistemas de distribuição urbana. 

 

Transformando Cidades com a DyonaOS e a Experiência da Iguá Saneamento

 
A proposta da Dyona envolve a aplicação da infraestrutura DyonaOS na criação de uma rede híbrida de telecomunicações em conformidade com o padrão IEEE 802.15.1, combinada com computação em nuvem, direcionada especialmente para cidades inteligentes.
 
A startup busca implementar essa tecnologia nas redes de distribuição de água e esgoto, visando solucionar desafios críticos enfrentados por esses sistemas urbanos.
 
Nesse contexto, a Iguá Saneamento, com suas 18 operações em 6 estados e atendendo a mais de 6 milhões de clientes, traz uma experiência operacional valiosa ao projeto.
 
Fundada em 2017, a Iguá tem o compromisso de ser a referência em saneamento para o Brasil, estando presente em 39 municípios, o que proporciona um profundo conhecimento das distintas realidades do saneamento no país, por meio de 15 concessões e três parcerias público-privadas (PPPs).
 

Metas Ambiciosas e Compromisso Sustentável

 
Os objetivos finais do projeto da Dyona e da parceria com a Iguá Saneamento são tão ambiciosos quanto cruciais:
 
  1. Mapeamento Otimizado de Perdas na Rede: Contribuir para a conservação dos recursos hídricos, respondendo ao desperdício anual de 7,6 trilhões de litros de água no Brasil.
  2. Redução de Custos de Implementação e Operação: Buscar a redução nos custos associados à implementação e operação de sistemas IoT para Smart Cities, proporcionando maior escalabilidade à digitalização do saneamento.

Inovação na Borda da Rede e WEB 3.0

 
Uma característica inovadora da proposta é a capacidade otimizada de processamento de dados e aprendizado de máquina na borda da rede, tornando o monitoramento e a análise de dados mais eficientes, responsivos e acessíveis.
 
Além disso, essa abordagem facilita a implementação de tecnologias de segurança WEB 3.0, como blockchain e tokenização.
 

Metas e Parcerias Futuras

 
Durante a participação no Programa Conecta Startups Brasil, a Dyona e a Iguá Saneamento buscam atingir o nível de maturidade tecnológica TRL 8.
 
Além disso, a Dyona planeja estabelecer parcerias com empresas do setor de saneamento, incluindo a Iguá Saneamento, para implementar sua solução.
 
A inclusão da Dyona e a parceria com a Iguá no programa representam passos importantes na direção da resolução de desafios cruciais enfrentados pelas cidades brasileiras, contribuindo para a promoção da inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável no país.
 
O Programa Conecta Startups Brasil continua desempenhando um papel fundamental ao apoiar e impulsionar iniciativas empreendedoras com potencial para criar um impacto positivo duradouro.
 
2. Selo de Startup

 

Fillipe Oliveira
CEO Dyona | Engenheiro Automotivo e Aeroespacial | 6Sigma Green Belt | Microsoft for Startups Founders Hub | Cocreator | StartUp Acelerada Inovativa